Qual é o maior desafio para criar um blog e como superá-lo3 min leitura

Aprenda como superar a principal dificuldade na hora de criar um blog pessoal.

Uma das maiores dificuldades que percebo quando alguém quer criar um blog, é focar nos requisitos errados. Eu já passei por isso nas minhas várias tentativas de criar ou recomeçar um blog que não consegui manter ativo por muito tempo. Depois de escolher a plataforma e um domínio para seu blog, o próximo passo não deve ser encontrar o tema perfeito e depois os plugins que satisfaçam suas necessidades de funcionalidades. Deve ser começar a publicar conteúdo periodicamente.

Se você está começando o seu primeiro blog, a atividade de transformar uma ideia em um post publicado é ainda mais difícil porque você não tem a prática. E desenvolver uma prática leva tempo. Estou faz dois anos desenvolvendo a prática de publicar semanalmente neste blog e não é fácil. Outras coisas importantes surgem, dá preguiça, fico em dúvida sobre o que poderia escrever ou então fico insatisfeito com o texto que comecei a escrever. Mas, toda semana estou praticando finalizar um texto, por mais simples que seja (como este de como ajeitar a sensibilidade do meu mouse). Este também deve ser o seu foco ao criar um blog.

Comece utilizando o tema padrão e limite-se as funcionalidades nativas da plataforma. É difícil, mas você consegue! Enquanto você publica os primeiros posts e sentir falta de alguma funcionalidade, anote elas. Depois, para cada uma, comece a fazer um post para explicar como resolver este problema enquanto você pesquisa e testa diferentes soluções. Foi isso que fiz quando estava publicando dicas de programação e fiquei incomodado com o código não ficar estilizado, então escrevi sobre minha pesquisa de como exibir códigos estilizados (syntax highlighting). Também fiz a mesma coisa quando quis criar um Second Brain com o Joplin. Eu não tinha as respostas quando comecei a escrever o post, fui aprendendo e documentando o que encontrava. Se você mudar o pensamento de escrever um post para compartilhar algo que você já sabe para escrever um post para aprender algo novo ou se aprofundar em um assunto, fica muito mais fácil. Este é o meu segredo para sempre ter conteúdo para este blog.

Portanto, foque em começar e publicar posts. Como isto é mais fácil falado do que feito, criei três ferramentas para ajudar. A primeira foi o Texto Mínimo Viável (ou MVT), para ajudar a não me perder em textos intermináveis, onde sempre havia algo a mais para adicionar ou melhorar. A segunda foi o Contrato de Hábito Semanal, para garantir que eu iria publicar um texto por semana no meu blog. Por último, o SeBuFar é o que me faz parar de enrolar e sentar na cadeira para escrever. Todos esses três ingredientes são acompanhados pela técnica Pomodoro, para criar blocos de tempos com intervalos regulares. Para este post, minha meta é terminá-lo em dois pomodoros.

Antes de publicar um texto, muitas vezes fico com medo de ter escrito algo incorreto e que alguém irá me criticar por isso. Mas aí lembro das vezes que isso já aconteceu e que depois de ter recebido a crítica, corrigi o erro e agradeci a pessoa por ter me avisado. Simples assim! Esta é a beleza de um blog, você sempre pode editar o seu conteúdo depois. Muitas vezes até publico primeiro para só depois pedir para alguém corrigir. Uma vez que você sabe disso, fica bem mais fácil de superar esta dificuldade.

Como ferramenta adicional, recomendo este modelo de estrutura organizacional para escrever post melhores que estou utilizando e está me ajudando bastante.

Se este post inspirar você a finalmente iniciar um blog, deixe nos comentários o endereço dele, que eu irei com prazer visitá-lo e tirar qualquer dúvida que você tenha sobre compartilhar publicamente o que se está aprendendo.

Este post foi escrito em um pouco menos de 3 pomodoros e publicado antes de uma outra pessoa revisar.

Similar Posts

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo