Linux 📝 Outros

Como ajeitar o problema da sensibilidade da rolagem (scroll) do Logitech MX Master 3 no Ubuntu Linux1 min leitura

Veja como ajeitei o problema da rolagem vertical do mouse Logitech MX Master 3 no Ubuntu Linux.

A rolagem (scroll) vertical do meu mouse MX Master 3 parou de funcionar corretamente de uma hora para outra. Eu precisava girar muito a roda de rolagem para conseguir apenas descer ou subir poucos pixels. Como não tinha derrubado ele ou algo do tipo, fiquei com receio que fosse algum defeito na fabricação e que tinha comprado uma unidade com problema. Uma outra opção era que talvez fosse uma configuração que havia sido alterada automaticamente em alguma atualização do Ubuntu, ou outro software. Como no Linux não há um driver oficial da Logitech, não sabia se seria muito fácil encontrar a solução, mas comecei a pesquisar por algo relacionado a configuração de sensibilidade do mouse.

Captura de tela do software Solaar com seta indicando a configuração da sensibilidade do mouse da logitech

Descobri que o Solaar, software que utilizo para gerenciar o receptor Unifying (muito útil para parear mais de um dispositivo no mesmo receptor), havia adicionado uma opção para a rolagem vertical. No meu caso ela estava desativada e foi necessário ativar a opção “Resolução da Roda” para o scroll voltar a funcionar normalmente. O MX Master 3 é de longe o melhor mouse que já utilizei e fiquei bastante aliviado de ter conseguido resolver este problema. Além disso, fiquei também feliz ao ver novas configurações disponíveis no software!

Similar Posts

2 Comments

  1. Cara, o solaar reconheceu seu mouse inicialmente sem mais nem menos ou vc precisou fazer alguma configuração?

    1. Sim, mas depois de iniciar o Solaar eu tive que retirar e colocar novamente o receptor USB do mouse/teclado para o programa reconhecer. Acredito que isso deve resolver!

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo