Foto do contrato de hábito semanal com dois objetos decorativos de cada lado

Um ano utilizando o Contrato de Hábito Semanal 20214 min leitura

Como foi utilizar esta ferramenta durante um ano e o que aprendi para me ajudar a criar novos hábitos.

No final de 2021 completei um ano utilizando o Contrato de Hábito Semanal de 2021. Meu objetivo foi publicar um post por semana no meu blog e pela primeira vez consegui manter a consistência de publicação durante um ano, sem falhar nenhuma semana! Estou muito feliz com esta conquista e vou compartilhar alguns detalhes desta experiência.

Melhorias em relação ao ano anterior

Fiz algumas modificações em relação ao ano anterior, quando utilizei o 2020 em semanas, e acredito que fizeram uma grande diferença. Seguem abaixo quais foram:

  1. Transformar o calendário em um contrato com um parceiro de responsabilidade e uma penalidade caso não cumprir o objetivo por mais de duas semanas seguidas. Isto tornou mais sério o compromisso.
  2. Semana começar na segunda-feira, assim tive até domingo à noite para cumprir o objetivo. Isto foi essencial para semanas onde o trabalho era mais puxado, assim descansava no sábado e utilizava parte do meu domingo para escrever.
  3. Focar em apenas um hábito novo. Em 2020 estava tentando criar dois hábitos novos de uma só vez (publicar no meu blog e me exercitar) e quando não conseguia cumprir um deles, não me sentia mais tão compelido a cumprir o outro. Melhor um hábito do que nenhum.
  4. Colocar o contrato em uma moldura sem vidro e pendurar em um lugar bastante visível. No meu caso, coloquei em um corredor que passo várias vezes ao dia, ao lado do meu calendário mensal. A moldura intensificou a sua importância e o fato dela não ter vidro, facilitou marcar o progresso.
  5. Deixar apenas o marcador verde facilmente acessível. Assim ficava bem fácil marcar um concluído (✅) e caso precisasse marcar uma falha (❌), teria que ir procurar um marcador vermelho. A ideia foi justamente deixar esta última opção trabalhosa e estou bem feliz que não precisei utilizá-la nenhuma vez.

Se você quiser saber mais detalhes desta jornada, também compartilhei como foi utilizar o Contrato de Hábito Semanal por seis meses.

Como foi evoluindo o nível de dificuldade para cumprir o objetivo semanal

Apesar de estar bem motivado para cumprir o objetivo no começo do ano passado, os primeiros três ou quatro meses não foram muito fáceis. Acredito que a principal dificuldade foi o nível de exigência que tinha com o quanto deveria escrever, fazendo com que precisasse de muitas horas durante mais de um dia para terminar o texto. Além disso, muitas vezes também deixava para começar a escrever só no domingo, causavando um estresse bem grande.

Com o tempo fui internalizando que era possível ir alternando entre textos curtos e longos, dependendo do meu nível de energia. Também não precisava desta exigência toda, escrevendo de maneira mais leve, sem a necessidade de produzir um texto perfeito. Depois do meio do ano, já escrevia em bem menos tempo e criar textos em uma sentada só, sempre com a ajuda das técnicas do Sebufar e Pomodoro.

Está sendo muito gratificante ver e sentir essa evolução da criação do hábito para o aprimoramento da minha escrita através da consistência. Compartilhei na minha palestra no WordCamp São Paulo 2021, e também em alguns posts desse blog, vários aprendizados deste processo. O próprio objetivo de publicar um post por semana me ajudou a ter mais ideias para conteúdos.

Qual é o próximo passo?

Baseado nos meus aprendizados e sugestões que recebi, fiz algumas atualizações no Contrato de Hábito Semanal para 2022:

  1. Alterei a sugestão de penalidade que envolve uma doação, para ser à uma instituição que nunca iria apoiar. Assim você realmente tem um bom motivo para não querer falhar.
  2. Adicionei exemplos para objetivos semanais para ajudar quem estava com dificuldade de definir um.
  3. Deixei um botão de download do contrato logo no início do post, para facilitar o seu acesso.
  4. Movi a explicação teórica para o final do post, dentro da seção “A ciência por trás do Contrato de Hábito Semanal”.
  5. Adicionei links para meus relatos sobre como é utilizar o contrato, para você poder ver como é a experiência real de utilizá-lo e os obstáculos que fui encontrando.

Para 2022 vou continuar utilizando o contrato para criar um novo hábito, mas também vou utilizá-lo para me ajudar a manter o hábito que criei em 2021 de publicar uma vez por semana no meu blog (e este post já foi a primeira semana cumprida deste contrato!).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *