Seis meses utilizando o contrato de hábito semanal em 20213 min leitura

Em 2021 comecei a utilizar um contrato de hábito semanal para publicar semanalmente no meu blog e seis meses depois estou compartilhando como está sendo esta jornada.

Pela primeira vez estou publicando semanalmente no meu blog (já são 26 semanas seguidas 🎉) e estou muito feliz com esta conquista! Quero aproveitar este marco para compartilhar um pouco como está sendo esta jornada e talvez também ajudar você na criação de um novo hábito semanal.

Em 2020, eu queria criar dois hábitos semanais: escrever no meu blog e me exercitar. Por isso criei o calendário 2020 em semanas. O ano começou bem (como a maioria das promessas de ano novo) mas por vários motivos quebrei o ritmo várias vezes e depois acabei praticamente abandonando ele. Mas o desejo continuou.

Meu calendário de semanas de 2020

Depois de ler o livro Hábitos Atômicos, do James Clear, decidi aplicar alguns dos novos aprendizados na ideia do calendário e criei o contrato de hábito semanal para 2021. Acredito que uma das principais mudanças foi o fato do calendário ter virado um contrato onde há um parceiro de responsabilidade e uma penalidade caso ele não seja cumprido. Isto cria uma seriedade e gera uma responsabilidade bem maior. Para mim o maior peso é que este é literalmente um contrato que eu fiz comigo mesmo, não só uma promessa na minha cabeça ou um desejo escrito em um papel.

Estou ciente de que poderia de certa forma burlar as regras do contrato publicando um post com apenas um parágrafo. Não deixa de ser uma publicação! Mas, utilizo como critério a pergunta: estou orgulhoso de ter publicado este post? Se a resposta for sim, fico feliz mesmo publicando um post pequeno (como o instalando o Stremio no Ubuntu).

Em outros casos, quero escrever um guia extenso sobre um determinado assunto e acabo me perdendo, sempre adicionando novas coisas ou tentando deixar o texto perfeito. Como antídoto, sempre recorro à técnica do Texto Mínimo Viável (MVT) que me força a focar no essencial e finalizar o post mesmo em casos onde gostaria de escrever muito mais (como aconteceu no plugins para exibir códigos estilizados no WordPress, onde publiquei mesmo não encontrando a solução perfeita). O fato de ter um prazo de entrega (todo domingo às 22:00) faz uma grande diferença também.

Meu contrato de hábito semanal em 2021

Pode parecer meio bobo, mas uma das grandes conquistas da minha semana é poder marcar como concluído ✅ mais uma semana. Faço questão de fazer este ato de forma mais consciente possível, lembrando todo o esforço que foi atingir este objetivo e toda a satisfação que ele gera. E é importante também comemorar as conquistas. Neste marco de seis meses encomendei um dos meus pratos favoritos como celebração.

Se este relato de alguma forma te inspirou, quero reforçar que nunca é tarde para começar um novo hábito semanal, mesmo sendo no meio ou quase no final do ano. Aproveite para escrever nos comentários qual será o seu objetivo semanal e utilizar isto como um compromisso público para te ajudar na criação deste novo hábito.

Similar Posts

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo