Modelo para ajudar nas avaliações de desempenho do seu time e colegas de trabalho2 min leitura

Modelo de planilha que centraliza notas das avaliações de desempenho do seu time ou colegas de trabalho, para poder ter uma visão global das notas.

Realizar a avaliação de desempenho do seu time e colegas de trabalho é um processo importante para ajudar na calibragem de expectativas e evolução profissional das pessoas. Este é um momento que exige bastante esforço de todos, principalmente da liderança, que precisa também analisar todas as avaliações realizadas para poder realizar sua própria avaliação, quanto discutir os próximos passos do resultado com outras lideranças.

Durante o processo de avaliação de uma pessoa, percebi que era muito fácil perder o contexto do time inteiro, fazendo com que algumas notas não condizerem com os pensamento que tive para outras pessoa. O exemplo mais comum, foi que no final do processo percebi que havia selecionado mais do que uma pessoa como referência do time para um determinado critério, sendo que de preferência somente uma pessoa deveria ser selecionada como referência.

Para resolver este problema, precisava visualizar as avaliações de todas as pessoas em um único lugar que permitisse facilmente comparar as notas de determinado critério. A solução mais fácil que encontrei foi criar uma planilha. Segue abaixo um modelo genérico.

Exemplo da planilha de avaliação de desempenho

No modelo da planilha utilizei quatro notas (com números na frente para ajudar a ordenar), mas você pode adaptar para o que sua empresa utiliza:

  • 1-crítico: críticamente abaixo do esperado;
  • 2-abaixo: abaixo do esperado;
  • 3-esperado: dentro do esperado;
  • 4-acima: acima do esperado, sendo referência no time ou empresa.

Para me ajudar a fazer a avaliação, costumo utilizar as notas das últimas sessões de fast feedback e das reuniões individuais. Se você recentemente assumiu um time, recomendo ver minhas notas sobre transição de liderança que possui algumas perguntas para obter o contexto do desempenho.

Enquanto estou fazendo a avaliação, se tenho dúvida sobre uma nota, costumo colorir o fundo da célula com um amarelo, para ficar facilmente visível que preciso revisar aquele item. Uma vez finalizado as avaliações, gosto de esperar um ou dois dias e depois revisar todas as notas, para ver se mudei de opinião sobre alguma.

Esta visualização centralizada me ajudou muito a fazer melhores avaliações de desempenho do meu time e colegas de trabalho nos últimos 3 anos. Espero que ajude você também!

Posts Similares

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo