Como adicionar um link para o último post de uma categoria no menu do WordPress2 min leitura

Aprenda como fazer este item com link automático para não precisar ficar atualizando-o toda vez que houver um novo post na categoria.

Mantenho uma newsletter semanal sobre WordPress chamada PainelWP e queria adicionar no menu do site um item chamado “Última edição” para sempre abrir a publicação mais recente. A opção mais fácil seria adicionar um “Link personalizado” e atualizá-lo manualmente toda vez que houvesse uma nova publicação, mas não queria ter este trabalho. Como publico todas as edições dentro uma categoria chamada “Arquivo”, comecei a pesquisar por plugins que obtivessem automaticamente o link do último post de uma categoria no menu do WordPress e acabei encontrando o plugin Category Posts in Custom Menu.

Ele não foi feito exatamente para resolver este problema, mas consegui o resultado desejado utilizando as opções de configurações do plugin. Veja abaixo o passo a passo de como fazer isso.

  1. Instale e ative o plugin “Category Posts in Custom Menu”.

    É possível também fazer o download através do repositório oficial do WordPress.

  2. Acesse a tela de configurações do menu do site.

    Você pode fazer isto através do menu: Aparência → Menus.

  3. Selecione o menu desejado.

    Certifique que você está editando o menu desejado. Para mudá-lo, selecione-o no menu de opções [1] e depois clique no botão “Selecionar” [2].

  4. Em “Adicionar itens no menu” selecione a aba de Categorias [1], escolha o item desejado [2] e clique no botão “Adicionar ao menu” [3].

  5. Selecione a opção “Create submenu containing links to posts in this taxonomy.” (Criar um submenu contendo os links para posts desta taxonomia).

  6. Faça a configuração de acordo com as instruções abaixo.

    Preencha os campos com os seguintes valores:
    Number of Posts = 1
    Skip Posts = 0
    Order By = Data
    Ordem = Descendente
    Remove original menu item = Always
    Subcategory posts = Include
    Post Navigation Label = Digite o nome desejado para o link, exemplo: Última edição

    Isto fará com que o plugin só exiba o último post da categoria escolhida, utilizando um nome fixo em vez do título do post.

  7. Altere o “Rótulo de navegação” para o mesmo valor utilizado em “Post Navigation Label”.

    No menu será exibido somente o valor utilizado em “Post Navigation Label”, mas recomendo duplicá-lo no campo “Rótulo de navegação” porque é o que você verá quando for editar o menu.

  8. Salve o menu.

    Clicando no botão “Salvar menu” no final da tela no canto direito.

  9. Verifique o resultado visitando o site.

    Visite a página inicial do site (ou qualquer outra página) para se certificar que o novo item do menu está se comportando da maneira esperada.

Similar Posts

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo