Pessoa utilizando laptop em cima de uma mesa

Plugins essenciais (e gratuitos) para WordPress em 202010 min leitura

Lista com os dez plugins gratuitos que considero essenciais para WordPress.

Uma das primeiras coisas que se faz após criar um site em WordPress é instalar plugins para adicionar novas funcionalidades. Para ajudar você, vou compartilhar a minha lista dos dez plugins gratuitos que considero essenciais para WordPress.

1. Yoast SEO

A otimização para os mecanismos de buscas (também conhecido pela sigla SEO, do inglês Search Engine Optimization) é um requisito obrigatório para qualquer site. O plugin Yoast SEO é um dos mais famosos e possui várias funcionalidades gratuitas que fazem outras plataformas ficarem com inveja do WordPress. Veja algumas das coisas que esta ferramenta faz:

  1. Análise do conteúdo com sugestões de melhorias, que são baseadas na ‘frase-chave de foco‘ e melhores práticas de SEO. Para entender melhor a análise, veja quais são as funcionalidades suportadas para a língua portuguesa pelo plugin;
  2. Pré-visualização da exibição nos resultados de busca Google no mobile e desktop
  3. Criação de sitemaps em XML;
  4. Validação da propriedade do site nos mecanismos de busca sem a necessidade de alteração de código;
  5. Blocos para a adição de dados estruturados de FAQ e passo a passo de maneira simplificada;
  6. Personalização da exibição do posts e páginas nas redes sociais (Facebook e Twitter).

Além disso, o plugin oferece alguns de seus cursos de SEO gratuitamente em inglês como forma de tornar esse conhecimento mais acessível.

2. Google Analytics Dashboard

O Google Analytics é atualmente a ferramenta mais utilizada para entender o comportamento dos visitantes em um site. Arrisco até dizer que ela é um padrão no mercado. Com o plugin Google Analytics Dashboard para WordPress desenvolvido por MonsterInsights você faz a integração desta ferramenta com o WordPress sem precisar fazer qualquer alteração em código.

Uma das funcionalidades que mais gosto neste plugin é a opção de excluir usuários logados no WordPress do registro de visitas. Considero isso essencial para as ações de quem está administrando o site não interferirem nos dados das visitas.

3. Redirection

Mais cedo ou mais tarde você irá precisar criar algum tipo de redirecionamento no seu site, seja porque uma página mudou de endereço ou por conta de alguma otimização de SEO. O plugin Redirection é uma das ferramentas gratuitas mais completas para isso, possuindo várias funcionalidades que só estão disponíveis em versões pagas de outros plugins. Veja algumas delas abaixo:

  1. Criação automática de redirecionamentos ao mudar o slug de uma página ou post;
  2. Suporte à expressões regulares (regex);
  3. Importação e exportação de redirecionamentos;
  4. Registro de visita nos redirecionamentos;
  5. Registro de páginas não encontradas (404);
  6. Suporte ao WP-CLI;

Este plugin foi uma mão na roda quando precisei migrar o sitemap do Wix para o WordPress e é ótima para mudanças de URLs em geral.

4. Akismet Anti-Spam

Se o seu WordPress está com os comentários habilitado, é certo que mais cedo ou mais tarde você irá começar a ter problemas com SPAM. O Akismet Anti-Spam foi a solução que resolveu completamente este problema para mim.

É importante lembrar que este plugin é gratuito somente para sites pessoais e sem fins lucrativos. Infelizmente a seleção desta opção não é muito intuitiva. Na hora de criar a sua conta, você precisa selecionar o plano ‘Personal‘ e depois mudar o valor para $0 (zero dólares). Veja abaixo como fazer isso.

5. Smush – Otimização de imagens

Uma das primeiras tarefas para melhorar o tempo de carregamento de um site é otimizar o tamanho das imagens. O plugin Smush faz essa otimização automaticamente quando você envia um imagem no WordPress. Além disso, após a instalação você pode fazer uma ‘Compactação em massa’ que irá analisar e otimizar todas as imagens já enviadas para o seu site.

6. Forminator

Praticamente todo site possui pelo menos um formulário de contato e o plugin Forminator é um dos mais fáceis de se utilizar que encontrei até agora. Além disso também possui suporte ao editor de blocos, então você não precisa ficar adicionando shortcodes para adicionar um formulário dentro de uma página ou post.

Além de formulários, o plugin também permite criar pesquisas interativas, fazer cálculos e até receber pagamentos via Stripe e PayPal.

7. Gutenberg Blocks and Template Library by Otter

O editor de conteúdo do WordPress (também chamado de editor de blocos ou Gutenberg) fica a cada dia mais poderoso. Mas como o seu propósito é ser somente uma base, não vai demorar muito para você querer adicionais mais funcionalidades (que são chamados de blocos) ao editor. Depois de testar várias opções, a mais completa e fácil de utilizar que encontrei, foi o plugin Gutenberg Blocks and Template Library by Otter. Essas são algumas das suas funcionalidades mais interessantes:

  1. Alteração da fonte (com o Google Fonts);
  2. Suporte à colunas, com várias configurações visuais. Gosto muito da opção de poder adicionar divisores (shape divider) pois criam um visual bem mais dinâmico;
  3. Exibir ou esconder um grupo de elementos (section) dependendo do dispositivo (celular, tablet ou desktop);
  4. Destacar (highlight) parte de um texto ou título, como se fosse um marcador de texto;
  5. Controle de espaçamentos (margin e padding);
  6. Adição de animações;
  7. Mapa do Google Maps;
  8. Grade de posts (post grid) totalmente personalizável;
  9. Lista de preços;
  10. Informações do Autor;
  11. Biblioteca de templates.

Este plugin praticamente transforma o editor de blocos em um page builder como o Elementor ou o Divi. É realmente impressionante!

8. Jetpack

Costumo brincar que o plugin Jetpack é igual aqueles canivetes suíços gigantes, que possuem várias ferramentas em um só produto. Separei abaixo algumas das funcionalidades que mais utilizo dele:

  1. Estatísticas do site: esta é uma maneira fácil e rápida de entender dados de acesso importantes do seu site. Utilizo ela como uma consulta rápida em paralelo com o Google Analytics;
  2. Posts relacionados: adiciona aquela seção de “outros posts relacionados” no final dos posts;
  3. Botões de compartilhamento nas redes sociais: adiciona botões de compartilhamento para Facebook, LinkedIn, Twitter, E-mail e outras redes sociais;
  4. Monitoramento do período de inatividade: Envia um alerta por e-mail caso seu site fique offline;
  5. Rede de distribuição de conteúdo (CDN) gratuita: otimiza o carregamento das imagens e outros arquivos do seu site para que ele carregue mais rápido;
  6. Carregamento lento de imagens: outra otimização de velocidade que carrega apenas as imagens quando elas ficam visíveis no navegador do usuário;
  7. Imagens em tela cheia em uma galeria do carrossel: agora o visitante do seu site pode clicar em uma das imagens de uma galeria de imagens para visualizá-la em tela cheia. Essa é uma funcionalidade que muita gente procura e que funciona automaticamente em todas as galerias de imagens adicionadas no site;
  8. Tipos de conteúdo personalizados: cria um cadastro separado para depoimentos e portfólio;
  9. Rolagem infinita: permite que mais posts sejam carregados à medida que o visitante chega no final da página de lista de posts;
  10. Login por redes sociais nos comentários: os visitantes podem comentar utilizando suas contas do WordPress.com, Twitter, Facebook ou Google+ em vez de ter que preencher suas informações pessoais manualmente.

9. Wordfence Security

Para ter um site seguro é necessário um trabalho constante e o plugin Wordfence Security é uma ótima ferramenta gratuita para ajudar você nesta tarefa.

Segue abaixo as minhas recomendações de configurações complementares ao plugin, que são acessíveis através do painel administrativo do WordPress em: Wordfence > All options.

  1. Desative o escaneamento automático: Encontre o item Schedule Wordfence Scans e selecione Disabled;
    1. Se vários sites executarem o escaneamento ao mesmo tempo, isto pode facilmente sobrecarregar e derrubar a sua hospedagem (falo isto por experiência própria). Por isso recomendo que esta ação seja executada apenas manualmente.
  2. Proteção contra força-bruta: alterar os seguintes limites de bloqueio para 3:
    1. Tentativas de login com falha (Lock out after how many login failures);
    2. Recuperação de senha (Lock out after how many forgot password attempts).
  3. Ativar bloqueio imediato ao acesso à contas inexistentes (Immediately lock out invalid usernames).

Se por algum motivo você mesmo for bloqueado pelo plugin, ele disponibiliza um link que envia um e-mail para fazer o desbloqueio.

10. Elementor Page Builder

Muitas vezes precisamos criar páginas que vão além da capacidade do atual editor do WordPress e nesses momentos os famosos page builders são a solução ideal para isso. O plugin Elementor Page Builder é o que possui mais opções e tipos de elementos na versão gratuita, gerando também um dos melhores códigos.

Dica adicional: Se você quiser criar uma página totalmente independente do seu tema, você pode usar o modelo de página Elementor Canvas.

Conclusão

Montei a lista acima levando em consideração as minhas próprias necessidades e as de outras pessoas, que observei nos últimos anos durante cursos e encontros de WordPress. Espero que você tenha encontrado pelo menos um plugin que não conhecia ou que tenha encontrado algum plugin que estava procurando.

Agora gostaria de saber, quais são os seus plugins essenciais e gratuitos? Escreva eles nos comentários!

Default image
Daniel Kossmann
Daniel Kossmann é graduado em Magia Ciência da Computação pela UFPR e (in)formado em jornalismo cultural, desenho e tradução pela Universidade Kósmica, tendo obtido com louvor o título de Kosmonauta. Nas horas vagas, gosta de viajar para universos paralelos. Se você gostou dos meus textos, me ajude a escrever mais.

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo

Faça parte do Kosmos!

Se inscreva na minha newsletter intergalática e receba conteúdo exclusivo!