💻 WordPress

Instalando facilmente o WordPress no Windows, Mac ou Linux (Ubuntu, Mint, Fedora, …) com o Local7 min leitura

Passo a passo para você instalar o WordPress gratuitamente no seu computador de maneira fácil

Para aprender a utilizar o WordPress você não precisa comprar um domínio ou contratar um serviço de hospedagem, pois é possível instalá-lo no seu computador de forma gratuita, podendo ser possível criar quantos sites você quiser. Por conta disso, eles só vão ficar disponíveis para você (não será possível enviar o endereço para outra pessoa acessar), mas é possível exportá-los mais tarde para que fiquem públicos.

O primeiro passo é instalar todas os requisitos do WordPress no seu computador. Existem vários programas que fazem isso, mas o gratuito mais fácil que encontrei se chama Local e ele está disponível para Windows, Mac ou Linux (Ubuntu, Mint, Fedora, …).

Download e instalação

Na página inicial do site há um botão de download, que vai abrir uma janela perguntando o seu sistema operacional e depois um formulário para você inserir alguns dados. Após o preenchimento o download do programa vai começar. Se por algum motivo você não se sentir confortável preenchendo o formulário, é possível acessar a página de lançamentos do Local para acessar os arquivos diretamente. Depois é só instalar o programa no seu sistema operacional.

Criando um novo site

Ao abrir pela primeira vez o Local, pode ser que seja exibida uma janela com as novidades. Se este for o seu caso, é só fechar ela para avançar.

Depois você pode criar um novo site clicando em um dos dois botões indicados abaixo.

Então você deve digitar qual deve ser o título do site (1) e depois clicar em continuar (2). Não se preocupe que você sempre poderá alterar este título depois.

Agora você deve escolher se deseja um ambiente padrão (Preferred) ou customizado (Custom). Vamos deixar a opção padrão e continuar.

Por último, você deve definir o acesso ao painel administrativo do WordPress. Para o nome de usuário (1) a única regra é não usar admin. Sugiro escolher um outro nome fácil de lembrar (é mais chato alterar este nome depois, então evite usar algo temporário). Após preencher o campo de senha (2), sugiro clicar no ícone do olho (3) para verificar se você a digitou corretamente, pois como não há um campo para digitar a senha novamente, é muito fácil fazer erros na digitação. Depois clique em Add site (4).

Agora o Local irá fazer automaticamente o download e configuração do WordPress para você. Dependendo da sua internet este processo pode demorar um pouco.

Pronto! Agora seu site foi instalado com sucesso! Segue as principais funcionalidades da tela de gerenciamento do seu site no Local.

  1. Lista de sites com o status de cada um (bola verde para ativo, bola vermelha para inativo). Basta clicar no nome do site para ver as opções dele no canto direito;
  2. Acesso direto para a tela administrativa do site;
  3. Abre o site no seu navegador;
  4. Instala o suporte para HTTPS (ou certificado SSL) no seu site;
  5. Acesso ao banco de dados;
  6. Acesso à ferramenta Mailhog para ver os e-mails enviados pelo WordPress;
  7. Abre a pasta da instalação do WordPress;
  8. Adiciona mais um site. Você pode adicionar quantos sites quiser, sem qualquer custo.

Após a criação do site, sugiro como primeiro passo clicar no ADMIN (2) para acessar à tela administrativa do WordPress com o usuário e senha que você criou anteriormente.

Alterando o idioma do WordPress para português

Como padrão o WordPress vem instalado em inglês, mas é muito fácil fazer a alteração do idioma. Para isso, acesse o menu Settings e depois clique em General.

Depois faça a rolagem até a opção Site Language, selecione a opção Português do Brasil (1) e depois clique em Save Changes (2).

Pronto, seu site está em português!

Acessando o painel administrativo sem precisar digitar a senha

O Local possui uma funcionalidade bem legal que é a possibilidade de entrar automaticamente na tela administrativa como um usuário pré-definido. Para isso selecione o usuário desejado na opção One-click Admin (1) e depois clique no ADMIN (2). Esta opção também é bem útil caso você esqueça a senha do seu usuário.

Acessando os e-mails enviados pelo WordPress

As vezes você precisa visualizar os e-mails enviados pelo WordPress, para testar como é o seu formato ou conteúdo. O Local disponibiliza nativamente uma ferramenta para fazer isso. É só ir na aba UTILITIES (1) do painel do seu site no programa e depois clicar em OPEN MAILHOG.

Isto irá abrir uma janela do seu navegador com uma lista de todos os e-mails já enviados. É só clicar em um deles para visualizar seu conteúdo.

Problemas comuns

Erro: Uh-oh! Could nod update hosts file

Este erro ocorre devido à falta de permissão para poder editar o arquivos de hosts do seu computador. Mas depois vai aparecer uma notificação com um botão para ajeitar o problema, é só clicar nele que será pedido a senha do seu usuário para fazer as alterações necessárias.


Espero que tenha ajudado! Em breve devo publicar um outro post que estou escrevendo onde vou mostrar as opção para desenvolvedores do Local.

Similar Posts

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo