Dois anos publicando o PainelWP, minha newsletter semanal sobre WordPress5 min leitura

A história de como surgiu o PainelWP e como é escrever uma newsletter semanal sobre WordPress.

Sempre gostei de newsletters, especialmente as que têm uma seleção de links interessantes e adicionam um comentário para cada um deles. Acho uma maneira estimulante (e muitas vezes divertida) de ficar por dentro de notícias e projetos interessantes. Há alguns anos atrás, a maioria dos conteúdos produzidos desta maneira eram em inglês e não existia nada similar em português, muito menos sobre WordPress. Haviam newsletters de empresas que falavam sobre WP, mas com foco na divulgação do seu próprio conteúdo. Nenhuma divulgava o que estava sendo publicado em diferentes sites.

Este era um assunto que frequentemente aparecia em encontros da comunidade de WordPress de Curitiba e conversas nos WordCamps. Era unânime a importância de ter uma newsletter brasileira sobre WP. Porém, para manter um projeto assim, seria um grande trabalho e ninguém queria assumir essa responsabilidade. Inclusive eu. Mas o desejo de criar algo assim ia crescendo cada vez mais em mim.

Um dia veio a ideia do nome: PainelWP, um lugar central onde você teria acesso a todos os conteúdos do WordPress. Fiquei alguns dias refletindo sobre o nome e continuei gostando dele. Decidi então registrar o domínio no dia 03 de abril de 2018. Somente mais de um ano depois, no dia 22 de junho de 2019, fiz a primeira publicação. O principal motivo da demora? Medo de falhar.

Meu maior receio era assumir o compromisso de escrever e falhar em não cumprí-lo. Meu dia já era bem atarefado e não queria me sobrecarregar ainda mais. Então, como muitas vezes, fui deixando o projeto na gaveta. Até que passei por uma fase onde precisei puxar o freio de mão e repensar praticamente tudo na minha vida. Neste momento refleti sobre o que poderia fazer que me daria satisfação e a ideia da newsletter sobre WordPress surgiu novamente.

Decidi então fazer um experimento: começaria o projeto e caso não desse certo, pelo menos havia tentado. Por conta disso, tomei algumas precauções. Quando lancei o PainelWP publicamente, não especifiquei em nenhum lugar qual seria a periodicidade da newsletter. Mesmo com muito receio de não conseguir dar conta, iria começar com a meta de ser semanal. Caso não conseguisse, faria quinzenal ou mensal. Como era uma meta pessoal, me sentia mais livre para poder alterar pois ninguém saberia que falhei em não cumpri-la.

Para o lançamento, a primeira pergunta que fiz foi: como iniciar um newsletter sem nenhum assinante? Não queria divulgar algo que ainda não existia. Também não queria ser o único inscrito a receber a primeira edição. Decidi então escrever o conteúdo e publicá-lo no site como edição zero. Usei esta publicação como um exemplo real do que seria a newsletter e divulguei para a comunidade de WordPress. Analisando agora, acredito que esta estratégia foi um sucesso!

Captura de tela da página inicial do site do PainelWP
Captura de tela da página inicial do site do PainelWP

Para o site, tentei fazer apenas o mínimo necessário. Escolhi o tema gratuito Neve, o mesmo que utilizava no meu blog, fazendo apenas algumas personalizações. Acabou ficando um site bem monocromático somente com texto. Mas era o suficiente para o lançamento, pois meu foco era o conteúdo da newsletter e não o site. Só para garantir, adicionei a seguinte nota na página inicial (que continua dois anos após o lançamento):

// TODO: Evoluir esta versão MVP para uma página mais bonitinha, com logo, imagens e cores.

O mais difícil foi definir qual sistema de envio de newsletter iria utilizar. Depois de testar vários, o MailPoet foi o sistema mais simples de newsletter que encontrei. E o melhor é que combinava perfeitamente com o projeto, pois era um sistema dentro do WordPress que iria enviar uma newsletter sobre WordPress. Como qualquer escolha, o MailPoet tem seus pontos positivos e negativos, mas queria uma maneira que pudesse focar na escrita do conteúdo em vez de outras coisas e ele atendeu perfeitamente nesse sentido.

Diferente de muitas newsletter que assino, onde o conteúdo é exclusivo só para assinantes, decidi deixar as edições anteriores do PainelWP disponíveis no site. Assim o conteúdo fica sempre acessível para todos. Além disso, ele é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual (mesma deste blog) para permitir que o conteúdo possa ser compartilhado mais facilmente.

Publicar o PainelWP por 106 semanas seguidas é algo que me deixa muito orgulhoso e feliz. No início, não acreditava que era capaz de conseguir este feito e parece que esses dois anos passaram voando. Apesar de já ter virado uma rotina separar toda semana algumas horas (normalmente de 2 a 4 horas) para escrever a próxima edição, nem sempre é fácil. Muitas vezes minha preguiça fala mais algo e penso que preferia estar no sofá assistindo algo ou jogando videogame. Mas depois que consigo fazer um esforço para sentar em frente ao computador e começar a escrever, normalmente utilizando a técnica do Pomodoro, sempre fico com uma sensação boa ao finalizar uma edição. E de bônus, sempre aprendo algo novo!

Ainda quero fazer muitas coisas para melhorar a newsletter, mas estou tratando ela como um projeto tartaruga, com pequenos passos por vez e focando no mais importante: entregar conteúdo de qualidade para os assinantes. Como qualidade, meu termômetro é: eu ficaria feliz em ler? Penso em escrever a newsletter sobre WordPress que sempre quis receber. Espero que você sinta o mesmo.

Muito obrigado a todos que me apoiam no projeto e me ajudam a divulgá-lo. Isso faz toda a diferença para mim! E tenho um agradecimento especial à Debora, que me ajuda a revisar o conteúdo (muitas vezes lidando com meu mau humor por estar fazendo isso tarde da noite) e me apoia enormemente nesse projeto. Que venham muitas próximas edições do PainelWP!

Posts Similares

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo