🚀 Produtividade

Dicas para utilizar o Slack mais efetivamente3 min leitura

Quatro dicas para você usar melhor o Slack

O Slack praticamente se tornou um sinônimo para software de bate-papo no meio empresarial. Como toda ferramenta destinada à comunicação, não é incomum você rapidamente se sentir sobrecarregado com a quantidade de mensagens e notificações que ela traz. Para ajudar, separei algumas dicas que ajudam a manter minha efetividade (e sanidade mental) no Slack.

Escondendo mensagens e canais lidos

Esta é a dica que mais compartilho no meu trabalho e a que tem o efeito mais rápido (e libertador de todas). Com ela você esconde na barra lateral todas as pessoas e canais que não possuem mensagens ainda não lidas. Desta forma, toda vez que você visualizar as mensagens deles, o mesmo não será mais exibido. Assim fica bem fácil ver o que ainda está pendente de ler. Veja na comparação abaixo como fica a diferença no meu Slack da comunidade de WordPress do Brasil.

Captura de tela da barra lateral do Slack exibindo todas as conversas
Antes: Todas as suas conversas
Captura de tela da barra lateral do Slack exibindo somente as mensagens não lidas
Depois: Somente conversas não lidas

Para fazer esta alteração, acesse o menu do aplicativo Arquivo > Preferências... (ou use a tecla de atalho CTRL+,), abra o menu Barra lateral e no grupo Mostrar... selecione Somente conversas não lidas.

Atalho para selecionar determinada conversa ou canal

Quando você digita as teclas CTRL+k, é aberto um seletor global, onde ao começar a digitar um nome, ele filtra em tempo real o resultado. Aí é só apertar a tecla ENTER que ele abre o primeiro item. Utilizo isso bastante para selecionar uma pessoa ou canal de maneira rápida.

Pedir para lembrar de uma mensagem

Muitas vezes quero ler uma mensagem depois com mais calma, mas quero ter certeza que não vou esquecer de fazer isso. Então uso a funcionalidade que o Slack tem de me lembrar a respeito de uma mensagem. Para utilizá-la, clique nos ícones dos três pontinhos ao lado direito da mensagem, selecione Lembre-me disto e depois o intervalo de tempo.

Captura de tela do Slack mostrando como utilizar a funcionalidade para lembrar de ver uma mensagem mais tarde.

Deixar uma mensagem como rascunho para lembrar de enviar depois

Para não esquecer de mandar respostas para algo que me perguntaram, ou simplesmente de mandar alguma mensagem, eu costumo abrir a conversar com alguém e escrever qualquer coisa mas não enviar. Com isso, o Slack irá adicionar um lápis ao lado da conversa e, junto com a primeira dica, esta conversa ficará “marcada” e vira um lembrete fácil de que preciso enviar uma mensagem.

Captura de tela do Slack exibindo uma mensagem com um rascunho
Mensagem com um rascunho

Estas foram as minhas dicas para usar o Slack mais efetivamente. Compartilhe nos comentários se você tem alguma dica legal também. Sempre gosto de aprender novas coisas!

Similar Posts

3 Comments

  1. Eu gosto demais da opção de selecionar reações. com um clique, muito útil caso você use várias e várias vezes os mesmos emojis. Tá disponível em Messages & Media > Show one-click reactions on messages.

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo