Dicas para agendar férias2 min leitura

Algumas dicas que utilizo e costumo dar para quem vai agendar férias.

Sempre que alguém que conheço vai tirar férias e me pergunta sobre como tirar melhor proveito delas, costumo compartilhar algumas dicas que aprendi. O retorno que recebi para elas sempre foi tão positivo, que decidi compartilhar aqui para impactar mais pessoas.

Utilize todo o período de férias

Poder descansar é algo que vai impactar positivamente sua produtividade. Por isso, se for financeiramente viável, não “venda sua férias” e aproveite este tempo para recarregar a energia.

Divida em dois períodos de quinze dias

Apesar de não ter encontrado prova científica de que tirar uma semana de férias é mais restaurativo que duas (referênciaA number of studies have shown that taking a 2-week vacation isn’t any more restorative than going away for one week.), pela minha experiência e das pessoas que conversei, só no começo da segunda semana que realmente conseguimos desligar do trabalho e realmente relaxar.

Nunca vai ter um período ideal para tirar férias

É preciso desapegar do pensamento que será possível encontrar um período onde você não vai perder nada importante. Sempre terá algum evento, entrega de projeto, projeto inesperado ou outra coisa importante. O principal é garantir que tenha alguém para assumir sua posição temporariamente enquanto estiver ausente.

Escolha um feriado e faça o cálculo da data inicial a partir dele

Esta é a dica que mais faz sucesso! Para maximizar o número de dias seguidos de férias, costumo escolher um feriado e a partir dele contar a data inicial das férias. Isto facilita encontrar um período dentro das regras da reforma trabalhista para férias, de que não devem começar nos dois dias que antecedem um feriado ou final de semana (ou seja, quinta e sexta).

Espero que estas dicas ajudem você a melhor aproveitar suas férias! Também quero aproveitar e lembrar do conselho mais importante para quem vai tirar férias. Se tiver alguma outra dica para fazer um bom agendamento, deixe um comentário que vou adorar aprender.

Foto da capa por Eric Rothermel na Unsplash.

Posts Similares

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo