Como utilizar wp_make_link_relative() no WordPress1 min leitura

Explicação de como utilizar a função PHP wp_make_link_relative() do WordPress e um exemplo prático de código para alterar os links de acesso aos posts para serem relativos.

Com a função PHP wp_make_link_relative() você remove o protocolo HTTP/HTTPS e o domínio de uma URL, deixando apenas o caminho após a barra (/). Segue abaixo alguns exemplos de uso:

<?php $url = "https://www.painelwp.com.br/"; $url_relativa = wp_make_link_relative( $url ); // O valor de $url_relativa será: / $url = "https://www.painelwp.com.br/newsletter-wordpress-edicao-126/"; $url_relativa = wp_make_link_relative( $url ); // O valor de $url_relativa será: /newsletter-wordpress-edicao-126/ $url = "https://www.painelwp.com.br/teste/diretorio/"; $url_relativa = wp_make_link_relative( $url ); // O valor de $url_relativa será: /teste/diretorio/ $url = "https://www.painelwp.com.br"; $url_relativa = wp_make_link_relative( $url ); // O valor de $url_relativa será: (vazio) $url = "http://localhost:123/pagina/"; $url_relativa = wp_make_link_relative( $url ); // O valor de $url_relativa será: /pagina/
Code language: PHP (php)

É importante enfatizar que esta função não leva em consideração se a URL é interna ou externa, portanto tome cuidado ao utilizá-la para que ela não seja aplicada em URLs externas.

Alterando os links de acesso aos posts para serem relativos

Um possível uso da função é alterar os links para acessar os posts para serem relativos. Irei utilizar o hook post_link junto com a função wp_make_link_relative() no arquivo functions.php:

<?php add_filter( 'post_link', 'wp_make_link_relative' );
Code language: PHP (php)

Encontrei um post que lista algumas opções de hooks para aplicar esta função. Também há alguns plugins que deixam todos os links do site relativos, como o Relative URL.

Similar Posts

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo