Como remover posts ou páginas específicas do resultado da busca do WordPress3 min leitura

Aprenda duas soluções para excluir determinadas páginas ou posts da busca do WordPress.

Algumas vezes você não deseja que alguma página, post ou outro tipo de conteúdo (imagem ou Custom Post Type) seja exibido no resultado de busca do WordPress. Infelizmente esta configuração não faz parte das funcionalidades nativas da plataforma. Veja abaixo duas soluções que encontrei para resolver esta necessidade.

Solução 1: Plugin Search Exclude

plugin Search Exclude adiciona uma opção para excluir facilmente um conteúdo da busca do WordPress, adicionando uma caixa de seleção na tela de edição do mesmo. Ele funciona para páginas, posts, mídias e Custom Post Types.

Opção do plugin Search Exclude na tela de edição de uma página
Opção do plugin Search Exclude na tela de edição de uma página

O plugin também adiciona uma coluna na tela de listagem do painel administrativo, permitindo que sua funcionalidade seja ativada utilizando o modo “Edição rápida”.

Coluna adicionada pelo plugin Search Exclude na lista de posts e opção na tela de Edição rápida
Coluna adicionada pelo plugin Search Exclude na lista de posts e opção na tela de Edição rápida

Esta é uma solução simples e fácil para remover itens do resultado da busca.

Solução 2: Plugins Yoast SEO e Relevanssi

Como utilizo o plugin Yoast SEO e configuro as páginas que não desejo que sejam indexadas pela opção Permitir que os mecanismos de pesquisa mostrem Página nos resultados de busca? na tela de edição do post ou página. Por isso fiquei pensando se não haveria uma maneira de excluir automaticamente esse tipo de conteúdo da busca do WordPress também. Pesquisando um pouco, descobri que o plugin Relevanssi (uma poderosa solução para melhorar a busca do WordPress) possui esta funcionalidade.

Opção "opção Permitir que os mecanismos de pesquisa mostrem Página nos resultados de busca?" do plugin Yoast SEO
Opção “Permitir que os mecanismos de pesquisa mostrem Página nos resultados de busca?” do plugin Yoast SEO na tela de edição de um post ou página

Na tela de configurações do Relevanssi no painel administrativo, vá até a seção Configurações avançadas de indexação, clique no botão Mostrar configurações avançadas e certifique-se que a opção Use Yoast SEO noindex esteja marcada.

Opção de integração do Relevanssi com o plugin Yoast SEO

Esta acabou sendo a opção mais prática para mim. Além de automaticamente excluir da busca as páginas que não quero que sejam indexadas, a busca dentro do meu site ficou muito melhor.

Foto da capa por Thomas Bormans no Unsplash.

Similar Posts

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo