Como desabilitar a compressão nativa de imagens JPG do WordPress2 min leitura

Aprenda como alterar a configuração de compressão de imagens do WordPress.

Uma das otimizações de velocidade de carregamento nativas do WordPress é a compressão automática da qualidade das imagens JPG para 82% (incluindo .JPEG). Este é um recurso que infelizmente não é muito conhecido e o fato de não haver uma opção para alterar o nível de compressão no painel de controle também não ajuda muito neste quesito.

É interessante desabilitar esta funcionalidade quando está interferindo negativamente nas qualidades das imagens, deixando-as pixelizadas, seja porque a otimização já foi realizada antes do seu envio ou por conta da utilização de um plugin de otimização de imagens do WordPress.

Com plugin

Uma das opções de plugin mais simples que encontrei foi o SMNTCS Deactivate image compression.

Sem plugin

É possível fazer a desativação utilizando o hook jpeg_quality. Segue um exemplo de código para ser adicionado no arquivo functions.php do seu tema:

<?php // Desabilita a compressão nativa de JPG add_filter( 'jpeg_quality', function( $arg ) { $qualidade = 100; // Valor de 0 a 100 return $qualidade; });
Code language: PHP (php)

Caso você queira mudar o nível de compressão, é só alterar o valor da variável $qualidade.

O que fazer depois de desativar ou alterar o nível de compressão?

É importante saber que se você alterar esta configuração, as imagens que já foram enviadas não serão afetadas. Elas continuarão com a qualidade de compressão configurada no momento em que foram enviadas. A única maneira de garantir que elas estarão utilizando a nova configuração é enviá-las novamente.

Similar Posts

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo