Tela do plugin Jetpack para WordPress exibindo aviso de modo de desenvolvedor

Como ativar manualmente o ‘modo desenvolvedor’ no plugin Jetpack do WordPress1 min leitura

Aprenda como ativar o 'modo desenvolvedor' manualmente no plugin Jetpack do WordPress no seu ambiente de desenvolvimento.

Dependendo do endereço (URL) de ambiente de desenvolvimento que você estiver utilizando, o plugin JetPack não ativa automaticamente o ‘modo desenvolvedor’. Este é um cenário recorrente quando utilizo o Local para gerenciar sites no meu próprio computador. Veja abaixo como fiz para resolver este problema.

Com plugin (maneira mais fácil)

A solução mais fácil é instalar e ativar o plugin Surbma | Jetpack Development Mode. Ele verifica se você está usando o Jetpack e força o ‘modo desenvolvedor’.

Sem plugin (alterando código)

Se você prefere não instalar um plugin, a documentação oficial do Jetpack especifica que é só adicionar a linha abaixo no arquivo wp-config.php para ativar o ‘modo desenvolvedor’:

%MINIFYHTMLa482d9694d724ba306fc0babbdc8f32846%
define( 'JETPACK_DEV_DEBUG', true );

Motivo do Jetpack não ativar o ‘modo desenvolvedor’

Inicialmente acreditei que o plugin verificava se o endereço do site era localhost, ou algo parecido, para ativar ou não o “modo desenvolvedor”. Analisando o código fonte do Jetpack descobri que esta validação era bem mais simples e elegante. A função is_development_mode() verifica se a URL do site tem um . (ponto) e caso for negativo, o movo é ativado. Como todos os domínios possuem pelo menos um ponto, o único endereço que foge desta regra é o http://localhost/.

Imagem padrão
Daniel Kossmann
Daniel Kossmann é graduado em Magia Ciência da Computação pela UFPR e (in)formado em jornalismo cultural, desenho e tradução pela Universidade Kósmica, tendo obtido com louvor o título de Kosmonauta. Nas horas vagas, gosta de viajar para universos paralelos. Se você gostou dos meus textos, me ajude a escrever mais.

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo

Faça parte do Kosmos!

Se inscreva na minha newsletter intergalática e receba conteúdo exclusivo!