O que é Fast Feedback (ou Speedback) e como aplicar esta dinâmica no seu time5 min leitura

Aprenda como utilizar a dinâmica de Fast Feedback para criar uma cultura de feedback constante na sua equipe.

Você já se perguntou com que frequência dá ou recebe feedback? E o seu time, com que frequência faz isso? A resposta mais comum é que isto não é feito de forma muito frequente. Além disso, quando uma pessoa de um time está com um problema com outra pessoa, ela normalmente dá este feedback para sua liderança, que depois repassa o feedback. Isto cria uma barreira entre as pessoas e a liderança vira o principal comunicador.

Ter uma cultura de feedback constante entre todas as pessoas de uma equipe é um fator crucial para seu bom funcionamento. Uma pesquisa da Gallup indicou que pessoas que frequentemente recebem feedback significativos são quatro vezes mais engajados, além de melhorar seu desempenho.

O que você pode fazer para mudar isto? Segue abaixo uma ferramenta para ajudar.

O que é Fast Feedback

Assim como muitas coisas, só se aprende a dar melhores feedbacks treinando. Uma das maneiras de treinar, é fazer dinâmicas de Fast Feedback, também chamado de Speedback (originado pela junção de speed dating com feedback) ou Sfeedback. Seu objetivo é incentivar as pessoas a darem feedback diretamente entre elas, sem precisar de um mediador.

Aprendi esta dinâmica em 2022 com o Eduardo Cerejo (que também fez uma apresentação no TDC São Paulo – 2016 sobre o assunto) e gostei tanto que resolvi compartilhar aqui no blog. Enquanto pesquisava para escrever este texto, tentei descobrir quem criou a dinâmica, mas não encontrei essa informação. Se você souber, me avise nos comentários.

Como funciona o Fast Feedback?

A dinâmica consiste em juntar todas as pessoas em um lugar, formar duplas e depois cada uma passa um feedback para a outra pessoa em poucos minutos. Quando o tempo acabar, as duplas são trocadas e o processo se repete até todos terem dado e recebido feedback.

Como organizar uma dinâmica de Fast Feedback

Passo 1: Explicação da dinâmica

É importante fazer um alinhamento prévio com o time para explicar como funciona a dinâmica. Recomendo que isto seja feito em uma reunião separada, assim todo mundo terá tempo para se preparar. Nesta reunião, explique:

  1. Importância do feedback ser dado diretamente para a outra pessoa ao invés da liderança;
  2. Necessidade de praticar dar e receber feedback e como a dinâmica é uma forma de treino;
  3. Como dar um feedback (modelo e estrutura);
  4. Funcionamento da dinâmica.

Há vários modelos de como fazer o feedback. Utilizo um modelo dividido em duas partes:

  1. Continua a (…): falar algo que a outra pessoa deve continuar fazendo;
  2. Comece a (…): falar algo que a pessoa deve começar a fazer ou então algo que ela já faz bem mas pode melhorar ainda mais se fizesse esta nova coisa (pense em “próximo nível”).

Para a estruturação do feedback em si, sugiro a metodologia CORE. Ela é bem semelhante à metodologia STAR, mas possui um direcionamento de próximos passos, que a torna bem mais efetiva.

Passo 2: Agendamento da dinâmica e lembretes

Depois da reunião de explicação, agende um dia para fazer a dinâmica e envie lembretes para as pessoas prepararem o feedback antes. Costumo enviar o lembrete um ou dois dias antes e depois no dia da dinâmica novamente. Para saber quanto tempo será necessário para a dinâmica, criei uma ferramenta de Fast Feedback para fazer este cálculo.

Passo 3: Fazer a dinâmica

Como meu time trabalha remotamente e possui pessoas de vários lugares do Brasil, fiz esta dinâmica somente de forma remota, mas acredito que com poucas adaptações é possível fazer presencialmente também.

No início da reunião virtual (costumo utilizar Google Meet) deixo alguns minutos para esperar as pessoas entrarem. Baseado no sorteio (uso a ferramenta de Fast Feedback para me ajudar nisto) separo cada dupla em uma sala individual (também chamadas de salas temáticas ou breakout rooms) e defino um temporizador para todos voltarem para a sala principal (a maioria das ferramentas de reunião virtual já possui essa funcionalidade). Pela minha experiência, dois minutos por pessoa (4 minutos por dupla) funcionou bem, mas experimente outras durações para entender qual é o melhor tempo para sua equipe.

No final da dinâmica, separo um tempo onde peço para cada pessoa enviar para a outra o feedback por escrito como uma mensagem ou email privado. Assim é possível revisitá-lo e também ajuda a criar uma cultura onde feedbacks são registrados. É importante enfatizar que o feedback é algo pessoal e não deve ser compartilhado em público.

Aproveito também este momento no final da reunião para lembrar as pessoas que os feedbacks não devem ser “guardados” até a próxima dinâmica de Fast Feedback. É essencial que o feedback seja dado de forma rápida logo após o evento que o originou. O objetivo da dinâmica é justamente ser um treino para esses momentos e não o único espaço que as pessoas esperam para feedback.

Passo 4: Plano de ação

Depois da dinâmica, costumo agrupar os feedbacks que recebi e criar um plano de ação pessoal. O ideal é que todos montem um plano de ação baseado no feedback que receberam.

Minha experiência com Fast Feedback

Depois da primeira dinâmica de Fast Feedback com meu time, o retorno foi tão positivo que eles pediram para que fosse feito mensalmente. Percebi que depois de algumas sessões, além de desmitificar o ato de dar e receber um feedback (tanto positivo quanto negativo), o time ficou bem mais próximo e a comunicação mais fluida.

Como líder, considerando o tempo que invisto por mês para realizar esta dinâmica e o retorno gerado, esta com certeza é uma das ferramentas que faz uma grande diferença na gestão do time.

Se este post inspirou você a realizar o Fast Feedback no seu time, deixe um comentário falando como foi a experiência! Também deixe sugestões do que posso fazer para melhorar ainda mais esta dinâmica.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *