O super poder de quem acabou de entrar na sua equipe2 min leitura

Aprenda como utilizar a visão de uma pessoa que acabou de entrar no seu time para melhorar sua documentação e processos.

O processo de integração (onboarding) de uma nova pessoa na equipe é geralmente bem cansativo e demanda bastante energia. Como já estamos acostumados com todo o processo de trabalho interno, é preciso lembrar constantemente que tudo é novo para a outra pessoa para poder dar as instruções necessárias. Só que esta falta de contexto acaba sendo também um ponto positivo, pois permite ter uma visão mais crítica de como o time trabalha e apontar vários pontos de melhoria no processo de trabalho.

Por conta disso, toda vez que alguém entra no meu time, explico que a pessoa está numa ótima posição para ajudar a melhorar a maneira que trabalhamos. Só que será apenas por um tempo muito limitado, pois daqui 2 ou 3 meses ela já estará familiarizada com a forma que o time trabalha e não terá mais esta visão “de fora”. Costumo dividir as áreas de melhorias nos dois grupos abaixo.

1. Documentação

Para ter um processo de integração efetivo, é importante ter uma documentação do que é necessário fazer para trabalhar no dia a dia. Se o seu time não tem ainda esta documentação, é uma ótima oportunidade para criá-la junto com a pessoa nova. Se já tem, parte do processo de integração deve ser:

  • Atualizar ou melhorar instruções;
  • Remover o que não faz mais sentido;
  • Adicionar o que está faltando.

2. Processos

Dentro da documentação também é importante ter uma descrição geral de quais são as rotinas do time. A nova pessoa vai precisar de um certo tempo até se adaptar e esta fase inicial é crucial para fazer os seguintes questionamentos:

  • O que poderia ser simplificado ou melhorado nos nossos processos?
  • O que você já vivenciou em outros lugares que podemos fazer para sermos mais efetivos?
  • O que parece ser uma perda de tempo e poderíamos deixar de fazer?

No início da integração, pergunte para a pessoal qual é a maneira que ela prefere passar essas sugestões. Isto é importante para deixá-la mais confortável no processo. Também costumo lembrá-la frequentemente que a janela para fazer isso é curta e ela está na melhor posição para identificar pontos de melhoria.

Minha experiência fazendo isto nos últimos anos sempre foi muito positiva e cada vez que uma nova pessoa entrava no time, foram realizadas várias melhorias na nossa forma de trabalhar.

Foto da capa por Nadine Shaabana na Unsplash.

Posts Similares

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo