Aprendendo sobre como estudar de maneira efetiva depois do ensino superior2 min leitura

Lista de perguntas para me ajudar na jornada sobre como estudar de maneira efetiva.

Vários anos atrás traduzi o quadrinho Desafiado do Stuart McMillen que fala sobre não ter ninguém diretamente nos forçando à aprender coisas novas depois do ensino superior, restando a nós mesmos nos desafiar a fazer isso. Seguindo a mesma linha, há também o quadrinho Message to a Graduate do Grant Snider. Aqui não estou me referindo às coisas que aprendemos por exigência do trabalho, mas de todo o resto que não se enquadra nesse grupo.

No meu caso, nos últimos anos, o estudo foi praticamente só relacionado às necessidades mais urgentes do meu trabalho. Por conta disso, fiquei me perguntando qual seria a maneira mais efetiva de estudar assuntos nos quais não havia ninguém (ou nenhuma situação) me cobrando para aprender. Já sei que não é nada efetivo apenas ler livros sobre assuntos diversos que me interessam, por isso quero experimentar outras formas.

Para me ajudar nessa jornada, criei uma lista com algumas perguntas:

  1. Qual a maneira mais eficiente de aprender lendo um livro?
  2. Como fazer anotações de maneira efetiva? Como isso muda para livros, vídeos e outras mídias?
  3. Quais são as metodologias de estudo? Em qual delas me adequo melhor?
  4. Quais as vantagens e desvantagens de aprender lendo, escutando ou assistindo (síncrono ou assíncrono)? Em quais situações cada um desses tipos é mais efetivo?
  5. Como criar o hábito de estudar fora do horário de trabalho?
  6. O que eu já sei do que funciona e não funciona para mim?

Meu objetivo é criar uma série de textos para compartilhar os meus aprendizados nesta jornada. Se você tem alguma experiência ou referência sobre o assunto (livro, artigo, vídeo ou curso), escreva nos comentários que vou adorar saber mais!

Imagem padrão
Daniel Kossmann
Daniel Kossmann é graduado em Magia Ciência da Computação pela UFPR e (in)formado em jornalismo cultural, desenho e tradução pela Universidade Kósmica, tendo obtido com louvor o título de Kosmonauta. Nas horas vagas, gosta de viajar para universos paralelos. Se você gostou dos meus textos, me ajude a escrever mais.
Artigos: 96

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo

Faça parte do Kosmos!

Se inscreva na minha newsletter intergalática e receba conteúdo exclusivo!