🚀 Produtividade

Aprendendo sobre como estudar de maneira efetiva depois do ensino superior2 min leitura

Vários anos atrás traduzi o quadrinho Desafiado do Stuart McMillen que fala sobre não ter ninguém diretamente nos forçando à aprender coisas novas depois do ensino superior, restando a nós mesmos nos desafiar a fazer isso. Seguindo a mesma linha, há também o quadrinho Message to a Graduate do Grant Snider. Aqui não estou me referindo às coisas que aprendemos por exigência do trabalho, mas de todo o resto que não se enquadra nesse grupo.

No meu caso, nos últimos anos, o estudo foi praticamente só relacionado às necessidades mais urgentes do meu trabalho. Por conta disso, fiquei me perguntando qual seria a maneira mais efetiva de estudar assuntos nos quais não havia ninguém (ou nenhuma situação) me cobrando para aprender. Já sei que não é nada efetivo apenas ler livros sobre assuntos diversos que me interessam, por isso quero experimentar outras formas.

Para me ajudar nessa jornada, criei uma lista com algumas perguntas:

  1. Qual a maneira mais eficiente de aprender lendo um livro?
  2. Como fazer anotações de maneira efetiva? Como isso muda para livros, vídeos e outras mídias?
  3. Quais são as metodologias de estudo? Em qual delas me adequo melhor?
  4. Quais as vantagens e desvantagens de aprender lendo, escutando ou assistindo (síncrono ou assíncrono)? Em quais situações cada um desses tipos é mais efetivo?
  5. Como criar o hábito de estudar fora do horário de trabalho?
  6. O que eu já sei do que funciona e não funciona para mim?

Meu objetivo é criar uma série de textos para compartilhar os meus aprendizados nesta jornada. Se você tem alguma experiência ou referência sobre o assunto (livro, artigo, vídeo ou curso), escreva nos comentários que vou adorar saber mais!

Similar Posts

Você tem algo construtivo sobre este texto para dizer? Então comente abaixo